Blog
A deficiência e a importância da representação!

A representatividade nas obras é algo muito importante para aumentar a conscientização do público geral em relação a certos grupos de pessoas em questão e promover a inclusão de minorias na sociedade e produção cultural. Esse é um fator importante e que a NewPOP sempre deu um peso especial na hora de licenciar novas obras. E, por isso mesmo, estamos sempre investindo em obras LGBTQIAPN+, obras para o público feminino, obras de autoria feminina e entre outras.

Outro exemplo dos nossos esforços está em buscar histórias envolvendo Pessoas com Deficiências (PCDs) que não romantizem a deficiência ou a transforme em superpoderes. E somos imensamente honrados de poder contar com algumas obras de muito peso nesse aspecto, com destaque especial para: A Voz do Silêncio e Perfect World.

Em A Voz do Silêncio, acompanhamos todas as dificuldades de Shouko, uma garota que nasceu com deficiência auditiva. A série mostra de forma muito humana todas as dificuldades da garota, o preconceito, os abusos, a pressão social sobre a família e abandono do pai – todo o mundo sufocante e cruel que muitas vezes rodeia pessoas com deficiência. Mas, ao mesmo tempo, a autora apresenta a gentileza e empatia que dá forças à Shouko para seguir seus sonhos.

Já em Perfect World, Tsugumi reencontra a pessoa que amou na juventude, mas essa pessoa, o arquiteto Ayukawa, agora está numa cadeira de rodas. Embora em choque, a moça começa naturalmente a tentar conciliar seu amor à estranheza da condição dele. Passo a passo, com o convívio, ela passa a descobrir as necessidades, medos e paixões de Ayukawa numa grande lição de empatia, colocando-se no lugar dele e entendendo essa outra realidade – tudo isso enquanto ela mesma se descobre e busca pelo mundo perfeito que sonhou.

Mangás Relacionados