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Checklists, Lançamentos e Pré-vendas: O que é e como funciona!

Fala, galera! Hoje nós queríamos aproveitar a oportunidade para conversar com vocês sobre Checklists, Lançamentos, Pré-vendas e toda essa questão de logística de envios!

Como vocês devem ter acompanhado, com o lançamento de Mo Dao Zu Shi e a chegada de novos leitores, aconteceu muita confusão envolvendo as datas e quando as coisas seriam publicadas e enviadas de fato. Algo totalmente compreensível, às vezes nos acostumamos tanto com uma forma de fazer as coisas, que esquecemos que um dia foi novidade para nós também.

Então, vamos começar pelo básico:
O que é um Checklist?

A palavra inglesa checklist originalmente tem o sentido de “lista de verificação” ou “lista de controle”. Mas, no ramo editorial, especialmente na editoras de quadrinho, a palavra tomou o sentido de “lista de lançamentos”. Logo, quando falamos de “checklist de novembro”, estamos nos referindo à lista ou grupo das publicações que ocorrerão naquele período definido.

Uma boa pergunta sequencial relevante seria:
E por que se trabalha com Checklists mensais?

Na verdade, as empresas podem agrupar seus lançamentos conforme for mais lógico para ela, ou simplesmente nunca agrupar. O uso do mensal é simplesmente uma questão de ciclo interno de lançamentos e vendas que funciona para a editora, impactando diretamente no giro de caixa da empresa. Mas há momentos que o checklist engloba mais de um mês ou é feito por quinzenas.

Mas vamos deixar essa coisa mais técnica de lado e entrar logo no que interessa:
Como funciona os lançamentos e por que agrupá-los em um Checklist?

A resposta é até bem simples, agrupamos em levas para viabilizar as vendas e envios para lojas e livrarias. Imaginem vocês se a editora lançasse durante todo o mês e cada volume tivesse datas totalmente diferentes, nosso parceiro lojista iria ter que fazer pedidos o tempo todo, com custos de fretes maiores por conta de serem vários pequenos pacotes, ou até mesmo ficar aguardando acumular todos os lançamentos do mês, resultando em catálogos atrasados. Mas se a gente junta tudo numa leva, nossos parceiros podem comprar de uma vez só, diminuindo os custos de envio e facilitando que mais locais trabalhem com os nossos produtos, mesmo que tenham uma demanda mais baixa.

Outro motivo é que, quando um cliente vai na loja comprar um certo volume, ele fatalmente será exposto a todos os demais lançamentos, aumentando nossa visibilidade e chance de conquistá-lo. Embora as compras ao vivo tenham diminuído e dado lugar às virtuais, a conferência dos checklists pelos clientes tem um funcionamento semelhante, fazendo com que nosso leitor seja exposto a todos os lançamentos.

Por conta disso tudo, a NewPOP optou por fazer lançamentos em levas, que é o que chamamos de “checklist”.

Antes de entrarmos na questão de envios, vamos pegar um desvio e falar sobre:
O que é “Pré-Venda”, “Pré-Lançamento”, “Lançamento”, “Reserva” e “Assinatura”?

Pré-Venda” é toda a forma de venda que precede o lançamento, é a venda antecipada de algo que está para ser publicado. O recebimento do produto só acontecerá após o lançamento, por isso é sempre importante verificar direitinho os detalhes de sua compra e informações.

Lançamento” é o momento que o livro entra em estoque e passa a estar disponível para compra e venda normal. Importante ressaltar que isso não significa que estará disponível em todas as localidades ao mesmo tempo, essa data de chegada para cada loja e livraria varia.

Já o “Pré-Lançamento” é quando o livro é vendido antes do seu lançamento de fato. Isso ocorre em situações específicas, como eventos ou atividades especiais. São sempre vendas de caráter mais limitado, como uma pré-estreia de filmes nos cinemas.

A “Reserva” tem um significado similar da pré-venda, mas é mais utilizado para situações após a data do lançamento, por exemplo, se o estoque do livro acaba, uma loja pode começar a aceitar reservas e vender sem ter ainda os livros em mãos. No caso das reservas, é preciso aguardar a chegada do material para começar a receber.

Por fim, a “Assinatura” é uma mistura de pré-venda de produto e serviço. É a venda de um certo grupo de itens com datas distintas de lançamentos e envios separados. Para saber mais sobre a assinatura da NewPOP, confira nosso guia.

Quais os benefícios da pré-venda?

Os benefícios variam um pouco de acordo com cada empresa, é uma oferta de responsabilidade de cada loja. Geralmente é oferecido alguma facilidade, como: frete grátis, desconto ou item extra para aqueles que garantem o livro com antecedência.

Além desses, a pré-venda funciona geralmente como uma forma de garantia de preço e garantia de recebimento do produto. Caso haja um reajuste de valor no lançamento, todos aqueles que já compraram na pré-venda pagaram só o preço inicial.

O mesmo vale para o produto, caso haja um esgotamento pós-lançamento, aqueles que fizeram as pré-vendas possuem a prioridade no recebimento. A própria prática de pré-venda e reserva feita pelas lojas ajuda a editora a evitar que esse esgotamento-surpresa aconteça, já que somos informados do número de pedidos e podemos facilmente verificar que será ou não necessário aumentar a tiragem antes mesmo do lançamento; o mesmo também vale para a loja, que pode mudar e aumentar seu pedido. Ou seja, esses esgotamentos são raríssimos atualmente exatamente por causa das pré-vendas digitais!

Vale ressaltar que as práticas e políticas de pré-vendas variam de acordo com cada loja, é sempre importante verificar direitinho o que cada uma oferece. A Amazon, por exemplo, oferece “Pré-venda com preço mais baixo garantido”, confira como funciona aqui.

Agora vem a parte que mais criou confusão com os novos leitores:
O que é a data chamada de “previsão” e “lançamento”? E por que ela não é a data de começo de envios ou entrega para os clientes?

Vamos por partes. A data que você encontrou nas nossas publicações é a “data de lançamento”, ou seja, que o volume estará disponível na editora; é a previsão de quando o volume deixa de ser uma “pré-venda”, um futuro lançamento, e se torna um produto à venda, em estoque, disponível para compra.

Essa data pode ser diferente para lojas distintas, no caso da Amazon, essa é a previsão de chegar nos seus estoques e começarem os envios. Por conta disso, a data de lançamento não é a data de recebimento.

Vamos fazer um exercício de simulação para entender um pouco como a logística funciona: Imaginemos que “hoje”, primeiro de janeiro, a editora recebe o volume 1 de “As Aventuras de Mushu” da gráfica e inicia o processo de distribuição do volume. Hoje mesmo alguns parceiros lojistas da região de São Paulo já fazem a retirada dos seus pedidos e começam a vender na sua loja. Neste mesmo dia, um cliente α visitou o estabelecimento e comprou seu volume.

Ao mesmo tempo que isso acontece, a equipe comercial da editora e parceiros distribuidores começam a fazer pacotes e entregas para os pedidos feitos pelas lojas e livrarias, enquanto a equipe da nossa loja virtual começa a fazer o mesmo para nossos clientes. Pode ser até que um cliente β tenha conseguido vir e fazer a retirada da sua compra conosco já neste primeiro dia.

Como podem ver, o primeiro dia é marcado predominante de envios e distribuição, mas alguns poucos clientes e lojas em situações específicas já conseguiram o volume em mãos – esta é a data de lançamento. O lançamento é a única data exata e universal que a NewPOP consegue dar, é a que mais temos controle, todas as demais dependem em grande parte de outras empresas, sejam as livrarias, transportadoras ou correios.

A partir daí, durante essas primeiras semanas, acontece todo esse efeito cascata: os pedidos vão chegando nas lojas, que passam a colocá-los à venda e fazer suas próprias entregas; os clientes, por sua vez, começam a visitar as lojas e levar seus volumes, ou começam a receber seus pedidos via entrega. Essa imensa cadeia continua acontecendo por todo o país, podendo levar várias semanas para chegar até o cliente mais remoto deste nosso grande Brasil.

O tempo para chegar para cada loja e cidade vai variar imensamente de acordo com a logística interna das empresas, quando o pedido foi feito e o tipo de envio que foi escolhido ou que está disponível para aquela localidade. A melhor forma de se informar sobre as previsões de chegada é perguntando aos próprios lojistas e livrarias, mas, geralmente por volta da segunda semana do lançamento, a grandíssima maioria das revendedoras já recebeu.

Vale lembrar que o tempo de envio de um pedido por uma loja também varia de acordo com o tamanho dela e volume de pedidos. Uma livraria que entregue localmente pode ser capaz de fazer todas as entregas em um único dia, mas uma empresa como a Amazon, que recebe milhares de pedidos diariamente, levará um certo tempo até finalizar o envio de todas as pré-vendas. Se receber o mais rápido possível é a prioridade de um leitor, é indicado que busque as lojas com envio mais rápido para sua região.

Com isso, fica claro que a data de lançamento do produto não corresponde à data de recebimento para a avassaladora maioria dos clientes. O mesmo vale para os pedidos em pré-venda, pois a data de lançamento é universal para todas as formas de vendas. Quando um cliente receberá seu volume comprado em pré-venda depende da chegada do volume no estoque dessa loja, o tempo de preparo e despacho de todos os pedidos e o tempo de transporte para sua residência.

Portanto, comprar em pré-venda não garante que o cliente receba primeiro em relação à toda cadeia de entregas, mas é, sim, uma garantia de prioridade de envio naquela loja específica! Por exemplo, a loja virtual da NewPOP só voltará a vender Mo Dao Zu Shi após o término dos envios de todas as pré-vendas e resolução de problemas, qualquer cliente que queria comprar pela loja terá que aguardar esse processo. O mesmo aconteceu com a venda pela Amazon, o item ficou indisponível por um bom tempo enquanto faziam os envios, depois voltou a ser vendido com prazos altos (exatamente por haver pré-vendas que estavam sendo enviadas antes), até normalizar e passar a ser vendido nos prazos normais da empresa.

Agora que entendemos como funciona toda essa logística, conseguimos responder algumas perguntas como:
Por que não estipular uma data nacional para início da venda?

Essa é uma técnica que já foi bem mais usada no passado ou em grandes eventos, quando a empresa faz o envio para todos os pontos de venda e estipula que as vendas só podem se iniciar numa data e horário específico. Embora a ideia a primeiro ver possa parecer mais “justa”, há alguns problemas associados a elas, valendo destacar dois:

1. A data nacional só valeria para a compra ao vivo. Embora nessa estratégia todos os clientes de loja físicas tenham a oportunidade de comprar ao mesmo tempo, todos os que compram online ou pedem entrega iriam sempre receber com atrasos de semanas da mesma forma. Os clientes das lojas físicas conseguiriam comprar nesse mesmo dia, mas os pedidos de venda online não receberiam nessa mesma data, salvo algumas empresas que possuem sistemas de entrega desse tipo, mas mesmo elas não atendem todas as localidades.

2. Todas as lojas e empresas teriam que segurar suas vendas (e consequentemente a entrada de dinheiro) por algum tempo até que chegasse em todas elas e houvesse a liberação da editora. Como antigamente se trabalhava muito com o processo de consignação (onde a loja pagava apenas após a venda), isso funcionava. Mas atualmente se trabalha com revenda, o que significa que a empresa pagaria pelo produto e teria que segurá-lo até uma data, um prejuízo para várias delas de semanas!

Por conta disso, essa estratégia não é uma opção viável atualmente.

Outra sugestão que já foi dada:
Por que não jogar a data para frente, por exemplo, para a época de pico de recebimentos?

Essa é uma solução que abriria espaço para problemas, como:
1. Os clientes das lojas mais próximas (que recebem mais rápido) não procurariam os volumes por achar que “ainda não lançou”.

2. Criaria confusão quando os clientes notarem que tem gente recebendo antes do lançamento.

3. Viraria uma data sem um valor “real”, apenas uma coisa totalmente ilustrativa e que não serviria de previsão real para nenhuma loja ou cliente.

Independentemente de tudo que explicamos, é fato que o formato que adotamos atualmente tem causado algumas confusões e que podemos fazer algumas alterações para tentar melhorar um pouco a experiência de novos e velhos leitores:

1. Em vez de “previsão” nos nossos posts, mudaremos para “A partir de” e “Data para início dos envios”, realçando a ideia de que se trata do início de um processo e não uma data de recebimento.

2. Em vez de apenas “lançados”, realçaremos sempre que o volume “começou a ser enviado para lojas e clientes”.

3. Colocaremos avisos claros em todos os detalhes das pré-vendas informando prazos e processos de logística.

Esperamos que essas mudanças sejam bem-recebidas e que nossos clientes tenham conseguido entender um pouco melhor como tudo isso acontece e por que trabalhamos dessa forma. Como sempre, agradecemos a todos os feedbacks e sugestões, estamos sempre ouvindo vocês e abertos para mudar e melhorar nossos processos de forma a deixar as coisas mais claras e fáceis de compreender.

Por fim, os convidamos a conhecer todos os nossos parceiros lojistas neste link e descobrir as várias opções de compra que eles oferecem!

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